Encontros serão semanais e preparam as mulheres para saírem ilesas de situações de risco
Estar preparada para lidar com situações de abuso, violência e assédio foi o que motivou a empresária Elaine Kulcheski a praticar a defesa pessoal feminina. Elaine, que também é professora de empreendedorismo e autora de livros neste segmento, teve seu senso de proteção aguçado quando foi mãe. “Graças a Deus não tenho problemas de violência em casa. Mas, quando tive a Sarah, meu sentimento de proteção ficou mais forte. Se acontecer alguma coisa quando estou com a minha filha na rua, a gente tem como fugir, se proteger”, diz Elaine.
A perspectiva de violência contra a mulher relatada pela empresária não é exagero. São tentativas de assédio e abuso nas ruas, transporte público ou outros lugares, que podem se tornar estupro e morte. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2018 mostram que foram registrados mais de 50 mil casos de violência sexual no país naquele ano, sendo 81,8% destes casos com vítimas mulheres. Por isso, Elaine está preocupada.
“A mulher não precisa viver com medo. Ao se preparar para um momento crítico como a violência, ela se sente mais segura e feliz”, explica Chrystian Marcelo Rodrigues, idealizador e responsável técnico do Projeto Femininação, que desde agosto de 2017 busca fortalecer o empoderamento e a segurança das mulheres em todo país.
O Projeto Femininação é uma iniciativa que, entre outros projetos, realiza um encontro semanal para elas, em Curitiba, visando difundir práticas de defesa que dão instrumentos para as mulheres saírem de situações como assaltos, seja na rua ou em casa.
Defesa Pessoal Feminina
O objetivo dessa ferramenta integrante do programa é ensinar as mulheres a saírem da situação de risco, sem o ataque. Trata-se de um curso contínuo de defesa pessoal voltado para mulheres, que ensina um conjunto de técnicas de prevenção, que visam evitar situações de perigo. “O nosso objetivo é criar condições para a mulher se desvencilhar de situações de agressão, buscando ajuda. Vamos mostrar como evitar a abordagem do agressor, sair da área de risco, visando a fuga”, explica Chrystian.
Para Elaine Kulcheski, a aula de defesa pessoal foi transformadora. Depois que eu fiz o curso, me senti muito mais potente no sentido de proteger minha filha. Ele ensina tudo, a gente tem noção de um enforcamento, vejo em filmes e no jornal e penso: eu saberia sair dessa! São técnicas fáceis. Pra mim foi riquíssimo, eu amei! Se o seu corpo estiver acostumado, você consegue”, diz.
Empoderamento Feminino Inteligente
Além de oficinas e do curso contínuo, que estão com as inscrições abertas para uma turma em Curitiba, o programa elaborado pelo Projeto Femininação engloba os alicerces: motivação, fortalecimento intelectual e empreendedorismo. “As mulheres precisam enxergar que o que estão vivendo pode não ser uma situação normal. Assim, abrir sua visão para outros pontos de vista, fortalecer sua auto-estima e mostrar novas perspectivas também é uma forma de evitar o último estágio da violência contra a mulher, que é a agressão”, diz Chrystian.
SERVIÇO:
Curso Contínuo de Defesa Pessoal Feminina – projeto Femininação – Empoderamento Feminino Inteligente
Encontros aos sábados, das 9h às 10h
Local: Centro de Treinamento Simioni – rua João Dembinski, 1091, Campo Comprido, Curitiba.
Investimento: R$ 95,00 mensais
Inscrições: (41) 9 9640-8243(WhatsApp) ou [email protected]
Mais informações: Instagram @projeto_femininacao, Facebook @Projeto Femininação