Cultura queer, música em vários cômodos da casa centenária e estampas autorais em atividades gratuitas trazem mais opções para a semana de quem mora na capital do Estado
A previsão do tempo é frio e chuva para Curitiba nesta semana, mas calor humano não vai faltar na programação do Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França, em Curitiba.
A agenda começa com o show da multiartista Siamese, no dia 22. Ela é considerada uma imagem de força e voz do movimento afropunk e da cultura queer no sul do país. Sua produção tem uma estética criativa que usa a poesia para levantar reflexões sobre vivências particulares e coletivas. Natural do norte pioneiro do Paraná, de Andirá, Siamese canta, compõe, coreografa e performa. Ela já gravou três EPs e é estrela do YouTube, sendo presença constante em eventos da comunidade afro e diversa. Responsável pelo bloco de carnaval Fogosa, de Curitiba, também foi premiada pelo grupo Dignidade. Em junho lançou o single “Telas”, com produção musical de Machado, integrante da banda Tuyo.
Também no sábado, à tarde, acontece a Oficina de Estamparia, com Anelyse Fylyk. Na ocasião, ela vai mostrar um breve panorama das técnicas de impressão de estampas e métodos de criação (módulo, rapport, grids, sistemas de repetição). A oficina terá exercícios práticos que abrangem todas as etapas de criação de uma estampa (briefing, motivos, rapport, coloração, variações de estampas), fornecendo teoria e prática manual necessária para a criação de estampas próprias. Cada aluno concluirá o curso com uma estampa principal e suas variações.
Já no sábado, 24, o projeto Acordes na Casa apresenta o projeto Edith em Casa. Trata-se de uma iniciativa da instrumentista Edith de Camargo em formato de instalação e performance sonora, quando ela e os artistas Marcio Juliano, Priscila Graciano e Lúcio Lowen vão ocupar os diferentes cômodos da casa centenária, convidando o público para conhece-los, enquanto aprecia temas musicais variados. Nesta proposta, a compositora, instrumentista e cantora Edith de Camargo, realiza um roteiro diversificado, com solos em diferentes instrumentos, além de duos, trios e quartetos com convidados especiais: a musicista Érica Silva, o músico Lúcio Lowen e o ator e cantor Marcio Juliano.
Todas as atrações são gratuitas. Os shows demandam a retirada de ingresso no local com 30 minutos de antecedência e a oficina precisa de inscrição, também antes do evento.
SERVIÇO:
Programação da Casa Heitor Stockler de França
Dia 22 de setembro, quinta-feira
“Vozes da Cidade convida Brasis” apresenta Siamese
Horário: 19h30
Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Curitiba
Ingressos gratuitos, retirados com 30 minutos de antecedência no local
Dia 24 de setembro, sábado
Acordes na Casa – Edith em Casa
Horário: 11h
Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Curitiba
Ingressos gratuitos, retirados com 30 minutos de antecedência no local
Dia 24 de setembro, sábado
Oficinas na Casa – Estamparia – Desenho e concepção de estampas
Horário: 14h – 17h
Classificação etária: 14 anos ou mais
Local: Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França – Av. Marechal Floriano Peixoto, 458 – Curitiba
Inscrições gratuitas e antecipadas pelo e-mail: [email protected] ou whats: 41 98880 7184