ABAV-PR trouxe mudanças para o evento, visando ser cada vez mais relevante para agentes e agências de viagens, além de bom para negócios e networking entre expositores, entidades e público presente
O trade turístico está ansioso para voltar a se reunir em Curitiba. Depois de dois anos sem o tradicional evento da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), ocorrerá nos dias 9 e 10 de junho a Expo Turismo Paraná. O evento substitui o Salão Paranaense de Turismo e traz o frescor das novidades para o atual momento do Turismo.
“Com a pandemia, o público mudou bastante. As preferências são outras e a curiosidade por destinos menos óbvios abre espaço para novos roteiros, empreendimentos e destinos. As viagens rodoviárias voltaram a ser valorizadas e os destinos próximos também. A tecnologia, mais do que nunca passou a ser uma aliada de toda a cadeia do turismo, que agora busca adaptações”, avalia João Rigon Alceu Filho, presidente da ABAV-PR. No cargo desde dezembro do ano passado.
A Expo Turismo Paraná continua com sua proposta de reunir expositores em uma grande feira de negócios. A diferença é que os espaços estão cada vez mais democráticos, valorizando também os prestadores de serviços que fazem a diferença no dia a dia das agências de viagens. “A ideia é que o visitante saia do evento com aquela sensação de ter valido à pena o seu deslocamento, seja pelo networking, pelas novas informações que conquistou pelas palestras que assistiu ou pelo novo fornecedor que vai ajudar a resolver alguma questão sua”, diz Rigon.
Assim, haverá espaço na Expo Turismo Paraná para os expositores tradicionais, como companhias aéreas, redes hoteleiras, operadoras de turismo, cias de cruzeiros e serviços turísticos, mas também para empresários que agregam valor à cadeia turística.
“Também notamos que os destinos regionais com muito potencial para o Turismo estão percebendo o potencial do nosso mercado e vindo por conta própria”, conta Rigon. É o caso de destinos como Tibagi, Sapopema, Prudentópolis e Guarapuava, que pela primeira vez terão estandes exclusivos no evento. As cidades da Serra Gaúcha, como Garibaldi, Nova Petrópolis, Gramado e Canela também virão com espaços próprios na Expo Turismo Paraná.
Garantia de público qualificado
A ABAV-PR também fez parcerias com grandes operadoras de turismo e redes hoteleiras para trazer agentes de viagens de outras localidades. São as caravanas, que trarão agentes de viagens do interior do Estado, Joinville (SC), São Paulo, entre outras localidades. “Fizemos uma parceria muito boa com a BWT Operadora e com os Hoteis San Juan para receber agentes de viagens de outras localidades. Esperamos ampliar essas caravanas, que terão programação específica e do interesse dos agentes de viagens para aproveitarem ao máximo o evento e fazer um pouco de turismo por Curitiba e pelas regiões vizinhas da capital”, diz Rigon.
Anfitriões do evento
Os espaços do Estado do Paraná e da cidade de Curitiba prometem trazer muitos atrativos. Afinal, são anfitriões do evento e estão acolhendo as principais marcas do trade turístico local. A Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, promovida pela Paraná Turismo, vai divulgar os diferenciais do Estado e de suas 15 regiões turísticas, com suas vocações distintas. Haverá um destaque para os parques estaduais também. Já Curitiba, considerada um destino turístico inteligente, vai reafirmar seus diferenciais para chegar a esse cobiçado posto.
A Expo Turismo Paraná é um evento promovido e organizado pela ABAV-PR, voltado para agentes de viagens e demais profissionais do trade turístico, e ocorre nos dias 9 e 10 de junho de 2022, das 12h às 20h, no Expo Unimed Curitiba. Sua abertura será no dia 9, às 10h da manhã, em solenidade que vai reunir autoridades ligadas ao trade turístico. Saiba mais em www.expoturismoparaná.com.br.